Uma visão construtiva e criativa pode trazer benefícios à saúde mental, enquanto que os pensamentos negativos podem conduzir à depressão ou à falta de ânimo para encarar as pequenas dificuldades que temos na rotina diária, promovendo mais medo, ansiedade e angústia.
Acreditando mais em si mesmo e buscando o processo de bem-estar no sentido mais amplo possível, está relacionado à autoestima e à autoconfiança. Se você conseguir reconhecer seu valor, saberá o que pode vencer e controlar determinados traumas e, não chegar a ansiedade excessiva.
A prevenção das crises relacionadas a determinados traumas, existem a partir do momento em que a pessoa aceita sua fragilidade com bastante antecedência e procura ajuda profissional.
Quando o indivíduo começa a viver casos traumáticos que o levará a depressão, melancolia, picos de altos e baixos de indecisão e insegurança, mas percebe que precisa de apoio, ele não chega ao nível da síndrome de pânico, pois só o auxílio já é suficiente para amenizar os conflitos internos e não desencadear os extremos.
O desprendimento de traumas envolve um processo de elaboração psíquica que visa transformar a experiência traumática, permitindo que o paciente a integre em sua história pessoal de forma menos paralisante.
O objetivo na psicanálise não é apagar o trauma, mas sim ressignificá-lo, transformando-o de uma experiência perturbadora em algo que possa ser compreendido e integrado à vida do sujeito.
O psicanalista observa a mente da pessoa, suas falas e ideias e, por meio delas, auxilia na organização e ajuda o indívíduo a se conhecer melhor, favorecendo o tratamento dos traumas.
* Francisco Braga é Psicanalista Especialista em Ansiedade, Psicoterapia, Neuropsicofarmacologia e CID, Gestalt Terapia, Psicologia Hospitalar, Psicologia Aplicada à Reabilitação e Pós-graduando em Neuropsicanálise.