Tempos difíceis e turbulentos, mundo de tempestades e tenebroso. São exatamente estas as palavras que temos ouvido no nosso dia a dia por pessoas que circulam em nosso cotidiano.
É como se esta esfera do mal tomasse conta de todos sem restrição alguma. Vem como uma força destruidora e desanimadora, para nos fazer desistir de tudo que construímos até aqui.
Se vivermos estas frases, realmente não teríamos esperança de mais nada. Mensageiros apocalípiticos preparam seus sermões mais assustadores possíveis, para não perder fiéis seguidores.
As mensagens ultimamente que são ouvidas dentro dos templos, tem perdido seu foco principal que é Cristo.
E sim, levar o medo que o pior pode lhe acontecer a qualquer momento. Por outro lado, vemos mercadores mercenários vendendo ilusões de curas miraculosas provocadas através do que “EU” faço acontecer através de mim mesmo.
Precisamos voltar para a mensagem real da cruz! Pois é ela que vai nos trazer esperança e nos despertar diante das tempestades.
Um certo dia, ouvi um pregador dizer em sua mensagem, que o evangelho havia perdido sua essência. Muito constrangido e aflito, esperei o final do culto e fui até o ilustre palestrante e lhe disse: “O verdadeiro Evangelho do Cristo, que eu conheço e creio, jamais vai perder a sua essência. Mas, somos nós que ainda não chegamos a essência do verdadeiro Evangelho. Ele baixou sua cabeça e sem ter tido sorte no que disse, ficou em silêncio.
O que devemos então fazer em meio as tempestades crueis e surpreendentes que nos vem? Será que o Evangelho do Cristo tem sido confundido com outras coisas? Ou precisamos confiar de verdade em um Evangelho único que tem poder suficiente para nos transformar.
É claro que precisamos despertar neste tempo que se chama hoje. Paulo advertia com palavras sábias e de real valor aos efésios:
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
Aprovando o que é agradável ao Senhor.
E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito. (Ef.5:6-18)
Não apenas encha-se do Espírito Santo nos momentos de tempestades e de provações, siga o texto original no grego, ou seja, encha-se de forma repetidas do Santo Espírito e vença este mundo tenebroso em nome de Jesus Cristo.
* Reverendo Francisco Braga é Teólogo Reformado, Capelão e Embaixador da Paz no Brasil