MENU
Não permita que o comportamento errado de outra pessoa afete você
Guardando o seu coração e a sua língua, para não se contaminar e não contaminar os outros
Por Reverendo Francisco Braga
Publicado em 13/07/2025 16:34 • Atualizado 13/07/2025 16:40
Coluna do Pastor

Em certas ocasiões pessoas tóxicas acabam nos cercando e nos contaminando com seus sentimentos negativos do tipo, egocêntricas, mal-amadas, fracassadas, invejosas, amarguradas, arrogantes, que não aceitam ver o sucesso dos outros, pessoas com mentes diabólicas que acabam minando relacionamentos e destruindo amizades. 

Por mais que não pareça, ou em algumas vezes quando não estamos vigilantes, acabamos agindo da mesma forma e jeito que estas pessoas extremamentes nocivas. Estas pessoas acabam influenciando nosso comportamento e nos levando a agir da mesma maneira que elas.

Em um momento na vida de Moisés na condução do povo a Terra Prometida, já estando saturado com a má conduta deles, reuniu os israelitas e gritou: "Ouvi agora rebeldes, faremos sair água desta rocha? Levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com sua vara". (Nm.20:10-11)

O mau comportamento dos israelitas acabou contaminando e atingindo o coração de Moisés. Isso deixa claro que devemos mesmo estando sendo confrontados por alguém ou situações adversas, devemos contudo, declarar que podemos tudo em Cristo que nos fortalece. 

Outro exemplo de se deixar contaminar por comportamentos errados dos outros, foi o de Asafe.

Asafe foi chefe de música nomeado por Davi e também responsável em dirigir o canto na Casa do Senhor. Escreveu doze salmos e todos de caráter profético.

No momento da crise

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, Asafe chegou a desaminar da virtude. Esse desânimo o levou a uma terrível crise existencial.

Quase resvalaram-se os seus pés em direção ao abismo da incredulidade.

Passou a ter inveja dos pecadores, dos que se afastaram do Deus Vivo, este foi o seu problema. Se contaminou com o comportamento profano de pessoas que viviam para si mesmos. Mas, um dia Asafe entrou no Santuário de Deus e compreendeu o fim dos pecadores que não decidiram por regeneração. Pecadores incrédulos ao qual ele estava invejando. Às vezes somos tomados por sentimentos humanos que nem conhecemos, geralmente vimos este 'desvio de caráter nos outros' e não em nós.

Precisamos nos conhecer mais para compreender as atitudes dos outros. Homens e mulheres de Deus também erram e sofrem desvios de caráter por se deixar levar por sentimentos desonestos.

Dentro do templo é outra situação

Quando buscamos o Senhor nosso Deus com sinceridade e confessamos nossos pecados, nossa vida ganha outra dimensão. Foi isso que Asafe fez.

Derramou sua alma diante do Senhor dentro do templo, liberando suas emoções como: ansiedade, aflição, dúvida e a inveja que sentiu dos infiéis pecadores.

Acredito que já no templo, provavelmente lembrou-se do salmo de Davi: Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. (Sl.37:1)

* Reverendo Francisco Braga é, Teólogo Reformado, Capelão e Embaixador da Paz no Brasil.

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online