MENU
A sua vida às vezes te parece um pouco chata?
Possivelmente você esteja vivendo no piloto automático
Por Francisco Braga
Publicado em 15/05/2025 20:33 • Atualizado 15/05/2025 21:09
Saúde Mental
Pessoa se deparando com a realidade de apenas existir

 A "síndrome da hiena" não é um termo médico ou psicológico oficial, mas sim uma expressão popular que descreve uma pessoa que é excessivamente pessimista, que sempre espera o pior e vê problemas em tudo.

Essa pessoa, muitas vezes, é comparada ao personagem Hardy de um desenho animado dos anos 70 e 80, que também era conhecido por sua visão negativa da vida.

A frase "Oh céus, oh vida, oh azar...isso não vai dar certo" é um bordão famoso da hiena Hardy, personagem que também ficou conhecido por seu pessimismo e por sempre antecipar o fracasso. Representado na atualidade por pessoas que conseguiram transformar a vida, bem chata.

  Dá para imaginar que a personalidade de Hardy foi inspirada numa pessoa que você conhece? Aquela que vive lamentando a falta de oportunidades e se acha perseguida – pela família, pelos amigos, pela sociedade, pelo chefe ou por todo mundo. Uma pessoa que já não consegue reunir forças para sair da sombra da derrota. Ou que, numa profunda depressão, não deixa a cama ou o quarto por absolutamente nada. Amarguradas com a vida, decepcionadas com cada minuto de sua existência. Aliás, ela não vive, apenas existe! Sem resposta para seus dilemas, sem explicação para as injustiças que sofreram, e certamente já se acostumaram em viver de forma automática, ou seja, qualquer coisa que vir está bom.

Conhece alguém assim? Ou encontra esta pessoa todos os dias ao olhar através do espelho?

Para se libertar dos seus sabotadores mentais, é fundamental identificar e desafiar padrões de pensamentos negativos e comportamentos que te impedem de alcançar seus objetivos e viver de forma plena.

Veja dez sinais que você poderá estar vivendo no piloto automático

Faz coisas sem pensar;

Tudo parece previsível;

Prefere zona de conforto;

Não valoriza seus esforços;

Não possui criatividade;

Não se conecta emocionalmente;

Sente que está apenas existindo;

Não consegue planejar o futuro;

Fica imerso ao que não agrega;

Cansaço é a definição do dia.

Dicas:

O primeiro passo é perceber que sua vida está realmente ligada no piloto automático. E a segunda dica é fazer terapia para que o profissional psicanalista/ psicoterapeuta desenvolva planos de ações para mudar o seu "mindset", ou seja, te configurar mentalmente para lhe proporcionar novidade de vida.

     

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online